INTERCÂMBIO | 08 de set

GMAT: um dos exames mais aceitos para programas de negócios no exterior

O Graduate Management Admission Test (GMAT) é uma prova de admissão exigida pela maior parte das escolas de negócios dos Estados Unidos e na Europa. Vários programas de MBA pelo mundo utilizam as notas do GMAT como uma etapa de seus processos de seleção de alunos. O GMAT é ministrado pelo Graduate Management Admission Council e é realizado em aproximadamente 110 países.

O teste não testa nenhum conhecimento específico de negócios do candidato e sim testa o que chamamos de “inteligência mental” e a habilidade de tomar decisões sob pressão de tempo. Diferente de uma prova convencional, o GMAT é uma espécie de prova “interativa”. Como é realizada em um formato de Computer Adaptive Test (CAT), o teste permite que o nível das questões seja diferente dependendo do desempenho do candidato. Isso é, se você começa bem a prova, começam a vir questões mais complexas, que valem mais pontos.

O GMAT é dividido em quatro seções que medem habilidades matemáticas, de análise de dados, verbais e de leitura e escrita analítica. Apesar de ser o exame mais aceito para programas de negócios no exterior, o GMAT não é a única opção. Hoje, o “concorrente” GRE também vem se popularizando entre interessados no MBA e já é aceito por cerca de 250 escolas de negócios, incluindo instituições renomadas como Stanford, MIT e Johns Hopkins

A pontuação que você deve atingir para ter chance de entrar em alguma das melhores escolas é 700, portanto você deve estar mais que preparado se pretende realizar esse teste.

Veja também como a língua inglesa influencia na sua bolsa de doutorado
Veja também como aprender uma segunda língua te ajuda a melhorar as capacidades cerebrais

Gostaram?
Compartilhe esse post com seus amigos na esperança de espalharmos mais rapidamente essa mensagem.

Forte abraço e até o próximo artigo!
Ana Flávia, gerente de marketing do CCBEU.