CINEMA | 04 de Maio

Feriado Interestelar

 

O dia 4 de maio é considerado pelos fãs da saga o dia oficial do Star Wars. A data foi escolhida pelo trocadilho (em inglês) na clássica frase “May (maio) the force (fourth = 4º-) be with you”  cuja pronuncia se assemelha à data 4 de maio.  “Que a força esteja com você” é uma das citações mais famosas da franquia e que se repete em vários filmes. Na saga, a frase é dita como uma forma de “benção”, desejando o bem à outra pessoa.

A franquia, criada por George Lucas, chegou aos cinemas em 1977 e até hoje faz sucesso no mundo todo. O 4 de maio é uma espécie de feriado não oficial para os fãs da saga e é marcado por celebrações.

Oficialmente, a primeira celebração do 4 de maio como “Star Wars Day aconteceu em 2011, por meio de um encontro organizado por fãs da cidade de Toronto, no Canadá. Desde então, isso vem se repetindo a cada ano.

A comemoração da data se tornou tão grande que a própria Lucasfilms (e, agora, a Disney, atual detentora dos direitos sobre a franquia) possui um hotsite especial em sua página apenas com material relacionado ao Dia de Star Wars. Desde 2013, a Disney realiza uma série de atividades especiais em seus parques durante o Star Wars Day.

Os fãs de Star Wars não foram os primeiros a introduzir a frase “May the fourth  be with you”, quando Margaret Thatcher foi eleita a primeira mulher como Primeiro Ministro da Grã-Bretanha em 4 de maio de 1979, seu partido colocou um anúncio no The London Evening News que dizia “May the Fourth Be with You, Maggie. Congratulations.”

Até o próprio George Lucas, em uma entrevista para o canal N24 de notícias da TV alemã, quando pediram para que ele falasse a famosa frase “Que a Força esteja com você”, disse a frase em alemão como “Am 4. Mai sind wir bei Ihnen“ (“We shall be with you on May 4”, ou em português: “Vamos estar com você em 4 de maio”).

 

E aí? Gostou?
Compartilhe esse post com seus amigos.

May the fourth be with you!

Ana Flávia, analista de marketing do CCBEU