CCBEU | 20 de mar

Crescimento do mercado de escolas bilíngues

O número de escolas bilíngues cresce cada vez mais em nosso país.

Segundo um levantamento da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), desde 2014, o mercado cresceu 10% e movimenta 250 milhões de reais atualmente.

Apenas em São Paulo temos atualmente 71 instituições de ensino bilíngue e oito internacionais.

Um número que saltou, em cinco anos, de 2 800 para 4 600, segundo a Organização das Escolas Bilíngues de São Paulo.

Ou seja, a tendência que veio para ficar é: escolas que têm um programa bilíngue conquistam mais alunos e pais pelo Brasil.

E para entender um pouco mais sobre esse crescimento e porque tivemos esse aumento no número de escolas bilíngues, basta acompanhar este post até o final.

 

Vamos lá?

 

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

 

  • Escolas Bilíngues: Mercado em expansão
  • Afinal, no que consiste uma educação bilíngue?
  • Conclusão

 

Escolas Bilíngues: Mercado em expansão

Como já foi falado no início do artigo, as escolas que têm um programa bilíngue conquistam mais alunos e pais pelo Brasil.

Por exemplo, segundo um levantamento da Associação Brasileira do Franchising (ABF) tivemos um aumento de 8,7% nos serviços educacionais bilíngues, considerado o segundo melhor crescimento no faturamento no segundo trimestre de 2019.

 Hoje percebemos que o inglês é a opção mais procurada por pais que buscam alternativas bilíngues.

Porém, cabe frisar que, seja qual for a segunda língua, o fundamental é que a escola siga a carga horária mínima exigida pelo MEC, além da orientação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Neste caso, a língua inglesa deve colaborar para desenvolver competências que vão além da leitura, interpretação e resolução de problemas, a ideia é que se siga todo o conceito de uma escola bilíngue.

Entenda agora qual é o conceito mais adequado de uma escola bilíngue:

 

Afinal, no que consiste uma educação bilíngue?

 A primeira coisa que precisamos deixar claro aqui é a diferença entre escolas internacionais e escolas bilíngues.

Isso porque, enquanto a primeira utiliza como base o currículo e a proposta pedagógica de outro país, modificando o modo de aprender da criança, uma escola bilíngue usa exclusivamente o currículo brasileiro, inserindo conteúdos e a carga horária estendida que, em alguns casos, é equivalente.

E como não temos uma regulamentação específica do ensino bilíngue, é comum ainda existirem muitas diferenças nos sistemas educacionais adotados em cada instituição.

Porém, aqui o que é importante ressaltar é que, estudar inglês não envolve apenas estudar o idioma em si, mas sim toda uma cultura e ambientação.

Neste caso, a língua é o objetivo por meio da proposta pedagógica. Idioma é objeto do ensino, enquanto língua representa comunicação.

Assim, ao optar por uma escola bilíngue, verifique todos os detalhes (como estrutura, corpo docente, projeto pedagógico e valores praticados), pois uma educação completa não é baseada apenas no idioma.

E é por isso que o bilinguismo vai muito além do idioma, já que é uma forma do aluno ter contato e absorver um idioma e cultura de outro país mesclado com o do Brasil em um ambiente de total imersão.

Como você pode perceber durante a leitura do artigo, tivemos um grande aumento no crescimento das escolas bilíngues.

Porém, o crescimento das escolas bilíngues também fez crescer a demanda por outro profissional essencial para a educação das nossas crianças: o pedagogo.

Precisamos de bons profissionais e, infelizmente estamos tendo dificuldade em encontrar profissionais qualificados no mercado.

Pensando nisso, a UniAraguaia Centro Universitário em parceria com o CCBEU desenvolveu uma extensão do curso de pedagogia:

O objetivo do curso é formar profissionais que realmente entendam os novos parâmetros da cultura e compreendam a dinâmica da realidade, sendo capazes de identificar os processos pedagógicos que ocorrem nas instituições escolares e também fora delas, nos movimentos sociais, a fim de assumir o compromisso de transformar a educação e as condições sociais sobre as quais ela se dá, contribuindo assim para a transformação da sociedade.

Conheça agora quais poderão ser as áreas de atuação desses profissionais.

O profissional egresso do Curso de Pedagogia: Licenciatura Plena da Faculdade Araguaia estará habilitado a atuar nas áreas:

 

  • Docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental;
  • Organização e gestão de sistemas e instituições educativas formais e não-formais;
  • Coordenação e planejamento do trabalho pedagógico em instituições escolares, em diferentes níveis e modalidades de ensino;
  • Elaboração, planejamento e execução de projetos educacionais e na produção e difusão de conhecimentos, em diversas áreas da educação, tendo à docência como base de sua formação e identidade profissional.

Clique aqui e conheça mais sobre o curso de extensão!

 

Conclusão

Neste artigo você entendeu porque tivemos um crescimento de escolas bilíngues em nosso país, todos os dados e estatísticas.

Conheceu também a grande parceria que foi formada entre o CCBEU e a UniAraguaia Centro Universitário, que juntas formaram uma extensão da graduação para pedagogos poderem também atuar em escolas bilíngues.

 

Gostaríamos de saber a sua opinião! O que achou do artigo? 

 Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários.

 Até a próxima!

 

Fontes

 https://www.metropoles.com/conteudo-especial/educacao-do-amanha-2019/dados-registram-aumento-na-procura-por-ensino-bilingue-no-brasil

https://www.metropoles.com/conteudo-especial/educacao-do-amanha-2019/dados-registram-aumento-na-procura-por-ensino-bilingue-no-brasil

https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,com-a-menor-rede-de-ensino-regiao-norte-tem-13-das-escolas-escolhidas-para-modelo-civico-militar,70003212854

https://www.istoedinheiro.com.br/o-novo-tempo-da-educacao-bilingue/

https://www.terra.com.br/noticias/dino/tendencia-que-veio-para-ficar-escolas-que-tem-um-programa-bilingue-conquistam-mais-alunos-e-pais-pelo-brasil,40b96e0d377debe913541a3fb34a9b0e8qtrmczn.html

http://rondoniaovivo.com/geral/noticia/2019/08/30/desempenho-revista-veja-destaca-crescimento-e-beneficios-das-escolas-bilingues-no-brasil.html

https://noticias.universia.com.br/educacao/noticia/2019/06/06/1164944/educacao-bilingue-brasil.html

https://unoieducacao.com/2019/04/08/como-funciona-um-projeto-educacional-bilingue/

https://novosalunos.com.br/como-funciona-a-educacao-bilingue/