PENSAMENTOS | 09 de jun A vida consiste num contínuo ciclo de aprendizado. Através dos anos investidos na nossa educação formal nós ganhamos a errônea impressão de que, para aprender, precisamos sempre de uma outra pessoa – o professor.

APRENDENDO COM VOCÊ

Aprender como aprender é a habilidade mais importante a ser adquirir nesta vida.  Tony Buzan

A vida consiste num contínuo ciclo de aprendizado. Através dos anos investidos na nossa educação formal nós ganhamos a errônea impressão de que, para aprender, precisamos sempre de uma outra pessoa – o professor. Evidentemente que existem excelentes professores que têm devotado as suas vidas ao ensino, em benefício de outros, e eles são realmente preciosos. Porém, o seu melhor professor é VOCÊ. A vida está, constantemente, apresentando-lhe experiências de aprendizado. Você tem a opção de, através dessas experiências, aprender ou não aprender. Tudo que lhe acontece de bom ou de ruim – especialmente de ruim – é uma oportunidade para você aprender. 
Ao se defrontar com um aparente fracasso ou um retrocesso na sua caminhada, você tem basicamente duas opções. Você pode optar por se irar, se ressentir e se deprimir em função da sua experiência; ou você pode optar por aprender através daquela experiência. A maneira de reagir depende exclusivamente de você; e, quanto a isso, o seu controle é absoluto. Se você se ira e se ressente, o que você ganha em troca? Quais são os atributos positivos que essas emoções podem acrescentar à sua vida?

Deus, através da frágil, temporal, porém sublime existência humana, nos dá oportunidades diárias de aprendermos preciosas lições. Podemos aprender com outras pessoas. Mas as melhores lições são aquelas aprendidas com as nossas próprias experiências. E cada pessoa tem a responsabilidade de decidir o que fazer com esse aprendizado.

Fonte: PensamentosLucena