Estudos | 23 de jul Como me planejar para ter mais sucesso nas aulas EAD

Como me planejar para ter mais sucesso nas aulas EAD

Como alternativa para muitas pessoas que estão de quarentena em prevenção ao coronavírus, diversas instituições e escolas precisaram se adaptar ao ensino EAD durante esse período.

Diversas plataformas também optaram por liberar alguns dos seus cursos para quem quer estudar e se atualizar durante esse período de isolamento.

Porém, essa modalidade de ensino é ainda novidade para diversas pessoas e geralmente, um grande desafio para muitos estudantes que precisam manter a produtividade e disciplina.

Pensando nisso e, para ajudar esses alunos, neste artigo iremos passar dicas de como se planejar corretamente para ter mais sucesso nas aulas EAD.

Como melhorar a produtividades nas aulas EAD.

Vamos lá?

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

• Afinal, qual a diferença entre estudar online (EAD) e presencialmente?
• Dicas para se planejar corretamente nas aulas EAD
• Avalie a sua rotina atual
• Estabeleça horários fixos e um planejamento semanal
• Tenha um lugar da casa somente para os estudos
• Bloqueie outros conteúdos na Internet

Afinal, qual a diferença entre estudar online (EAD) e presencialmente?

Pelo fato dessa modalidade de ensino oferecer mais flexibilidade aos alunos que optam por estudar pela internet, acabou surgindo o mito de que estudar nessa modalidade é mais fácil.

Conheça os benefícios do Ensino à Distância. 

Mas será que isso é realmente verdade?

Bom, ao optar pelo EAD, o aluno tem a possibilidade de assistir às aulas a qualquer hora e a partir de qualquer lugar, precisando ter apenas um dispositivo, como computador ou smartphone, com acesso à internet para isso.

Além disso, uma outra questão é que as atividades e avaliações também possuem prazos com datas e horários mais flexíveis no ensino à distância.

Por outro lado, na maioria dos cursos presenciais existem datas e horários predeterminados que não podem ser modificados pelos estudantes.

Nesse caso, poder organizar a agenda para assistir aulas e fazer avaliações é o que torna o ensino a distância mais fácil para muitos estudantes.

Porém, para se planejar corretamente e manter a produtividade, é preciso seguir algumas dicas essenciais.

Conheça agora quais são essas dicas e sugestões:

Dicas para se planejar corretamente nas aulas EAD

Avalie a sua rotina atual

O primeiro passo para manter a sua produtividade estudando na modalidade de ensino EAD é avaliar a sua rotina atual.

Para isso você deverá considerar os seguintes pontos:

Você já trabalha? Quais outras atividades também ocupam o seu tempo? Cursos de idiomas, aulas de reforço, esportes, etc?

A dica é que você procure ter em mente todas as atividades que você já desempenha ao longo da semana, pois isso vai ser útil na hora de estruturar o seu horário de estudos.

Além disso, crie também um calendário semanal e inclua nele as suas obrigações.

Dessa forma, você vai poder organizar melhor o seu cronograma de estudos — como vamos explicar melhor mais à frente.

Estabeleça horários fixos e um planejamento semanal

A próxima dica é que você estabeleça horário fixos e tenha um planejamento semanal.

A ideia é que após colocar as atividades diárias, você preencha o cronograma com os horários das aulas.

Procure reservar um tempo imediatamente após as aulas, de cerca de uma hora, para organizar as anotações sobre os temas vistos.

O recomendado é que você estabeleça um horário para pesquisar mais sobre o assunto, consultar outras fontes e ler o capítulo completo no livro.

Lembre-se também de especificar horários para cada atividade: estudo, anotação, exercícios, aprofundamento, revisão.

Procure deixar tudo organizado e detalhado.

O que o MEC fala sobre as aulas EAD.

Tenha um lugar da casa somente para os estudos

Além de criar o cronograma e manter tudo organizado, a dica é que você escolha um lugar específico da sua casa apenas para se dedicar aos estudos, o que vai melhorar o aprendizado e ainda otimizar o tempo.

O ideal é que você selecione um ambiente tranquilo com uma cadeira confortável, mesa ou escrivaninha, boa iluminação, e o seu material para os estudos, como: livros, cadernos, apostilas, notebook, entre outros equipamentos.

Caso a sua residência não conte com um escritório, o espaço escolhido para estudar pode ser dentro do seu próprio quarto, por exemplo.

O que é importante frisarmos é que ambientes como sala e cozinha devem ser evitados, pois é mais difícil se concentrar dentro desses cômodos.

Bloqueie outros conteúdos na Internet

Por último, mas não menos importante, recomendamos o bloqueio de sites/apps que podem tirar o foco dos estudos.

Muitos especialistas concordam que bloquear sites que podem tirar o foco dos estudos é uma boa saída para garantir o bom rendimento do estudante.

O mundo de hoje está muito conectado, o que faz com que quase todo mundo acesse a internet o tempo todo e tenha perfis em redes sociais, por exemplo.

Na hora dos estudos, é realmente muito difícil largar os aplicativos e afastar as distrações.

Por isso é que essa dica é tão importante.

Se preferir não bloquear, recomendamos que quando estiver na internet, que você feche as abas do navegador, os programas e os aplicativos que não tenham a ver com o que você está pesquisando.

Além disso, procure também colocar o celular no silencioso, no modo noturno ou tire-o de perto de você.

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?

Como você pode perceber durante a leitura do artigo, hoje a modalidade de ensino EAD é uma ótima opção para muitas pessoas que estão de quarentena em prevenção ao coronavírus.

Principalmente, devido a tudo que está acontecendo, muitas instituições e escolas precisaram hoje se adaptar a esse período e adotaram o ensino EAD em sua modalidade de ensino.

No entanto, essa modalidade de ensino é ainda novidade para diversas pessoas e um grande desafio para muitos estudantes que precisam manter a produtividade e disciplina.

Por isso, as dicas que foram passadas neste artigo são tão importantes para todos aqueles que estão começando e precisam se organizar corretamente.

Além disso, aqui é importante frisarmos que as aulas ao vivo, por trazerem uma maior interação dos alunos torna o aprendizado muito mais eficiente.

Cursar uma graduação presencial pode ser muito mais vantajoso em questões de aprendizagem.

Principalmente, quando analisamos todas as distrações disponíveis na internet, que podem atrapalhar durante o momento da aula.

Por isso, a nossa dica é que você pense em todos esses detalhes antes de escolher como você continuará os estudos.

Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!

Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários.

Até a próxima!

Fale conosco.