Intercâmbio | 29 de mar É cada vez maior o número de pessoas que buscam uma experiência internacional por meio de um intercâmbio.

Quer fazer intercâmbio mas precisa convencer seus pais?

É cada vez maior o número de pessoas que buscam uma experiência internacional por meio de um intercâmbio. Fazer um intercâmbio é um passo importante na vida de um estudante, ele  permite conhecer novas culturas,  fazer novos amigos, aprender outros idiomas  e proporciona uma experiência internacional que valoriza seu currículo.

Ao decidir fazer um intercâmbio, o jovem precisa primeiro convencer seus pais, isso porque o desejo de garantir uma experiência de estudos no exterior para os filhos entra em conflito muitas vezes com a preocupação de que os jovens passem dificuldades ou corra riscos, isso sem contar com o alto investimento  e as despesas que a família terá que assumir.

Pensando nisso preparamos algumas DICAS que vão ajudar na hora de convencer seus pais a deixar você fazer um intercâmbio.

 1. Pesquise sobre o programa de intercâmbio que você pretende fazer

Existem muitos tipos de programas de intercâmbio, para ser convincente é preciso conhecer cada detalhe do programa que você pretende fazer. É preciso ter uma vontade enorme e aquela paixão na hora de falar com seus pais sobre seu desejo de estudar no exterior.

2. Procure conhecer pelo menos um pouco do idioma

Você não precisa ser fluente afinal o intercâmbio será uma oportunidade de aprender. Mas seus pais vão se sentir mais seguros se você  souber o básico para se virar por lá.

 3.  Mostre que está disposto a fazer sacrifícios

Você deve mostrar que estudar no exterior não é um capricho e que está disposto a abrir mão de outros gastos para isso.

 4. Mostre que você tem maturidade

Seus pais tem que ter certeza que você é maduro o suficiente para morar longe de casa. Seja prestativo nas atividades domésticas, cumpra suas tarefas, seja disciplinado e responsável.

 5. Fale dos ganhos pessoais que o intercâmbio irá proporcionar

Explique que o mercado de trabalho valoriza que fez intercâmbio, mostre que é uma oportunidade de melhorar algum idioma, criar independência e amadurecer.

 6. Deixe-os ajudar a planejar a viagem

Inclua seus pais nos seus planos, deixe-os fazer sugestões de roteiros e pergunte a opinião deles. Assim, eles vão sentir que você se preocupa com o que eles pensam além de se sentir seguros por saber seus planos.

 7. Apresente-os a pessoas que fizeram intercâmbio

Se você conhece alguém que fez um intercâmbio, peça a ele para conversar com seus pais sobre a viagem dele. Conhecer as histórias de alguém que já foi ajuda a minimizar o medo e torna real algo que pode parecer distante pra eles.

 8. Lembre-os que as tecnologias ajudam a diminuir a distância

Lembre-os que vocês vão poder se comunicar pelo Facebook, Facetime, Whatsapp, Skype. Enfim, será muito fácil se sentir perto mesmo estando longe.

 

Transforme sua viagem em aprendizado!

 

Compartilhe esse post com seus amigos na esperança de espalharmos mais rapidamente essa mensagem.

 

 

Forte abraço e até o próximo artigo!

Ana Flávia, gerente de marketing do CCBEU.