CCBEU | 07 de jan

O que acontece com o seu cérebro quando você aprende um novo idioma.

A grande maioria das pessoas sabe o quanto é importante aprender um novo idioma.

Os motivos para aprender uma nova língua são desde viajar para um país que fala inglês e aproveitar ao máximo a cultura, ou mesmo conseguir aquele emprego dos sonhos.

Porém, apesar de muitas pessoas não saberem disso, aprender um segundo idioma vai muito além desses benefícios. Trata-se de um grande investimento em você e em seu cérebro, que irá te acompanhar pelo resto da vida.

Escrevemos este artigo para te ajudar a compreender a importância de se aprender um segundo idioma, além dos reais benefícios  para o seu cérebro.

 

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

  •  Inglês e o cérebro – Todos nós podemos nos tornar fluentes!
  • Conheça as vantagens de aprender inglês e quais os seus benefícios para o nosso cérebro
  • Conclusão

 

Todos nós podemos nos tornar fluentes

 Sim, todos nós podemos nos tornar fluentes, desconsiderando aqui o sotaque e a pronúncia.

Independentemente da idade em que começarmos, o que muda é o processo e o tempo de aprendizado.

Ao se aprender um novo idioma, ambos os hemisférios do nosso cérebro são envolvidos – tanto o esquerdo, mais analítico, quanto o direito, mais emocional e social.

Segundo estudos mais recentes, realizados por meio da tecnologia de imagem cerebral, as crianças aprendem um novo idioma com mais facilidade por causa da “plasticidade” de seus cérebros em desenvolvimento, que permite usar os dois hemisférios de maneira equilibrada.

Já no cérebro adulto, há uma tendência à lateralização, com a predominância  do hemisfério esquerdo. Por isso, os adultos são mais racionais quando usam o idioma estrangeiro do que quando usam a língua materna.

Porém, como já foi dito anteriormente, todos nós podemos aprender o idioma e nos tornar fluentes com o tempo.

 

Conheça as vantagens de aprender inglês e os benefícios para o nosso cérebro

 Depois de diversos estudos e pesquisas científicas sobre o aprendizado de uma segunda língua, podemos comprovar que, aprender um novo idioma altera fisicamente o nosso cérebro, aumentando a massa cinzenta, adiando o envelhecimento, prevenindo o Alzheimer; podendo, ainda, nos tornar mais hábeis em multitarefas.

Tudo isso acontece sem a utilização de medicamentos, cirurgia ou treinamento específico de habilidades cerebrais. Ter um cérebro bilíngue vai além do acúmulo de vocabulário e regras gramaticais; é ter um órgão que executa tarefas de forma diferente.

Pessoas que podem se comunicar com facilidade em mais de um idioma fazem uma espécie de “malabarismo” entre as línguas, escolhendo uma ou outra quando convém. Tal habilidade aprendida pelo cérebro acaba sendo aplicada em outros processos.

Torna-se totalmente possível para uma pessoa que domina outro idioma, por exemplo, excluir informações irrelevantes e se concentrar nas mais importantes, o que as tornam mais eficientes em priorizar tarefas e, assim, trabalhar em múltiplos projetos ao mesmo tempo.

 

Aprender um novo idioma – Lista com os maiores benefícios:

  •  Recuperação mais rápida em caso de AVC;
  • Atrasar ou evitar o desenvolvimento de algumas doenças, como Alzheimer e demência;
  • Ter mais desenvoltura em tarefas cognitivas e sociais, desde testes verbais até a forma em que você “lê” outras pessoas;
  • Maior capacidade de concentração;
  • Raciocínio mais ágil.

 

Conclusão

 Como você pode perceber durante a leitura deste artigo, o cérebro de uma pessoa bilíngue funciona de uma forma diferente.

A atenção e o esforço necessários para alternar entre dois idiomas diferentes acelera e fortalece a parte do cérebro que lida com o foco, a solução de problemas e a realização de mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

Para resumir, podemos dizer que, aprender outra língua tem o mesmo efeito para o nosso cérebro que o exercício tem para o nosso corpo – deixa-o mais saudável, ágil e resistente. Basicamente, em forma!

 

E aí? O que achou do artigo? Agora, você entende um pouco mais sobre  os benefícios de se aprender um novo idioma?

 Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!

 

Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários.

 Até a próxima!

 

Fontes

 https://www.tecmundo.com.br/produto/139785-acontece-cerebro-voce-aprende-novo-idioma.htm

https://www.mosalingua.com/pt/cerebro-bilingue/

https://globalinguando.com.br/2019/09/09/beneficios-de-aprender-outros-idiomas/

https://www.flippingitidiomas.com/o-que-acontece-quando-voce-comeca-a-aprender-ingles-ou-outro-idioma/

https://www.gazetadopovo.com.br/gpbc/wise-up/escola-de-idioma-a-academia-do-cerebro-cgfi35379nweidjghpdhvo774/

https://www.englishexperts.com.br/os-beneficios-do-estudo-de-idiomas-para-o-cerebro/

https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/estudar-no-exterior/os-beneficios-ser-bilingue-para-cerebro-vida-profissional.htm

http://aprenderlinguas.com.br/9-beneficios-de-um-cerebro-bilingue/