CCBEU | 05 de abr blog_ILI (1)

O inglês como língua internacional

Na atualidade, a língua inglesa é considerada a língua internacional e oficial em viagens, negócios, estudos, enfim, é a língua da comunicação com o resto do mundo. Todos os dias nós convivemos com uma infinidade de palavras em inglês, o que nos faz perceber a influência que o inglês exerce em nossa cultura.

Mas você sabe por que o inglês se tornou a língua internacional? Vamos voltar alguns anos para entender como isso aconteceu. Os principais motivos foram, em primeiro lugar, o poderio econômico que a Inglaterra adquiriu após a Revolução Industrial e consequente expansão do colonialismo britânico.

Durante os séculos XIX e XX, houve colonização da Inglaterra em todos os continentes do planeta, ou seja, desde o século XIX, a maioria dos países têm mantido relações próximas com algum país em que a língua inglesa é oficial devido a esta colonização.

Em segundo lugar, devido ao poderio político-militar dos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial que resultou em uma grande influência econômica e cultural e, consequentemente, a solidificação da língua inglesa nas negociações internacionais.

Atualmente, todas as nações do mundo mantêm algum tipo de relação ou transação comercial com os Estados Unidos, que possui um PIB equivalente a mais de ¼ da produção econômica mundial.

Os Estados Unidos são o país que mais investe em cinema, música e internet, o que faz com que o resto do mundo tenha contato cultural com a língua.

A língua inglesa é a língua que ocupa:

  • 85% das publicações científicas do mundo;
  • 75% de toda comunicação internacional por escrito;
  • 80% da informação armazenada em todos os computadores do mundo;
  • 90% do conteúdo da Internet.

Ao assumir esse papel de língua global, a língua inglesa tornou-se uma importante ferramenta acadêmica e profissional. Ela é considerada a língua mais importante a ser adquirida na comunidade internacional.

As grandes empresas dão preferência para a contratação de profissionais que sejam fluentes em inglês. Atualmente, profissionais fluentes tendem a ter salários maiores, principalmente em áreas com predomínio de tecnologia, isso devido ao protagonismo dos Estados Unidos na disseminação de novas tecnologias.

Para entender essa influência da língua inglesa no nosso cotidiano basta observar a quantidade de palavras em inglês que pronunciamos no decorrer do dia, sem nem mesmo perceber que são palavras estrangeiras, como por exemplo:  jeans, outdoor, notebook, internet, download e por aí vai.

Em pouco tempo, falar inglês será considerada uma habilidade básica, exigida em todas as áreas, por esse motivo a Chat in English é a oportunidade que você estava esperando.

Clique aqui e agende uma visita.