CURIOSIDADES | 22 de maio Blog 8 lugares mundo

ESPECIAL INTERCÂMBIO: CONHEÇA 8 LEIS CURIOSAS PELO MUNDO

Se você está se preparando para fazer um intercâmbio em algum país ou vai a passeio mesmo, precisa saber algumas informações básicas do seu destino não é mesmo? Mas nem sempre dá para saber tudo, a cultura de um lugar pode ser muito atraente e divertida, mas também podem ter coisas que cause estranhamento para nós brasileiros.

Não só as tradições e hábitos podem variar de um país para o outro, mas as leis também podem ser bem diferentes. Para te ajudar a conhecer um país novo sem ter nenhum tipo de problema com a lei, separamos algumas leis que podem ser bem inusitadas pelo mundo.

#1 – FRANÇA

É PROIBIDO BATIZAR PORCO COM O NOME DE NAPOLEÃO

Essa lei já tem três séculos de existência e foi feita para que ninguém usasse o porco para insultar o imperador francês, por isso, na França é proibido que se batize porco com o nome de napoleão. Diferente né?

 

#2 – FRANÇA E GRÃ-BRETANHA

É PROIBIDO BEIJAR EM ESTAÇÕES DE TREM

Essa lei foi criada por causa das despedidas longas dos casais que atrasavam os trens e causava muito transtorno. Por esse motivo, em 1910, o governo francês decidiu proibir os beijos nas plataformas e essa lei deu tão certo por lá que foi copiada até pela Grã-Bretanha.

 

#3 – AUSTRÁLIA

SOMENTE ELETRICISTAS PODEM TROCAR LÂMPADAS

Pense ter que chamar um eletricista toda vez que uma lâmpada queima na sua casa? Então na Austrália é lei! Apenas eletricistas licenciados podem trocar lâmpadas de lugar por lá.

 

#4 – SUÍÇA

É PROIBIDO DAR DESCARGA APÓS AS 22 HORAS

Na Suíça a lei do silencio é levada a sério mesmo, lá nem mesmo a descarga pode fazer barulho após as 22 horas. Lembre-se disso se for usar o banheiro após esse horário na Suíça.

 

#5 – LONGYEARBYEN, NORUEGA

É PROIBIDO MORRER

Se você estiver visitando Longyearbyen lembre-se de não morrer! E não estamos falando de suicídio ou homicídio não, lá é proibido qualquer tipo de morte. Se você estiver doente deve sair da cidade para morrer. Essa lei existe porque no norte da Noruega acontece um fenômeno chamado gelo permanente que impede os corpos de entrarem em decomposição e isso atrai ursos polares. Então para evitar que os ursos polares invadam é proibido morrer por lá.

 

#6 – BRASIL E DINAMARCA

FUGIR DA PRISÃO NÃO É CRIME

A lei da Dinamarca e do Brasil não consideram crime a fuga da prisão, isso porque a legislação prevê que o prisioneiro vai tentar fugir, por isso o Estado deve se resguardar e evitar que isso aconteça. Caso o prisioneiro consiga fugir a culpa é do Estado ou de quem o ajudou a fugir e não do prisioneiro.

 

#7 – CHINA

É PROIBIDO RESGATAR PESSOAS QUE ESTÃO SE AFOGANDO

Na China destino é coisa importante, por isso é proibido interferir no destino de qualquer pessoa e isso é considerado imoral. Há até casos de policiais que se recusaram a salvar crianças. Então já sabe né? Se estiver na China tome muito cuidado ao nadar.

 

#8 – IRÃ

MULHERES SÃO PROIBIDAS DE ASSISTIR A JOGOS DE VOLEI E FUTEBOL

No Irã as leis são muito rígidas, principalmente para as mulheres que são proibidas de várias coisas, dentre elas, assistir a jogos de vôlei e futebol. O motivo dessa lei é que as mulheres não podem ver o comportamento rude dos homens. A pena para a mulher que assistir a jogos pode chegar a dois anos de prisão.

 

Viu aí quantas leis estranhas? Mas antes de julgar outras culturas pense que as leis do Brasil podem ser estranhas em muitos países também, por isso antes de qualquer julgamento, respeito é fundamental!

Gostou das curiosidades?

 

Compartilhe esse post com seus amigos.

 

Forte abraço e até o próximo artigo!

Ana Flávia, gerente de marketing do CCBEU.