CCBEU | 01 de mar

Deficiência de pedagogos especializados para o mercado de escolas

O Ministério da Educação (MEC) costuma divulgar, de forma periódica, suas estatísticas sobre o nível do ensino superior no Brasil.

Sabendo que alguns dados podem ser alterados, um fato parece estar imune ao tempo – o curso de Pedagogia está sempre nos primeiros lugares entre as graduações com maior procura no país.

Porém, apesar de toda essa procura, ainda existe uma deficiência muito grande de profissionais qualificados para o mercado de escolas.

Neste artigo abordaremos a importância do curso de pós-graduação em pedagogia, bem como as especializações em que há deficiência no número desses profissionais no mercado.

 

Vamos lá?

 

Afinal, como está o mercado de trabalho para Pedagogia?

Como você pode perceber, no início do artigo, temos uma grande deficiência de profissionais qualificados na área de pedagogia. Por isso,  vemos uma grande necessidade de mobilizar profissionais para atuar na educação de base.

Pensando nisso, o Governo Federal já vem investindo pesado em todo o País, desde o final da década de 1990, na formação de pedagogos e com programas de estímulo à profissão e melhoria salarial.

Com todo esse investimento, o curso de Pedagogia hoje ocupa um bom espaço nas graduações com a maior quantidade de alunos no País, atualmente ficando atrás apenas de Direito e Administração, de acordo com o último Censo do Ensino Superior.

A profissão vem se transformando rapidamente e ampliando seu campo de atuação, o que tem exigido desses profissionais o investimento em mais especializações, como é o caso dos cursos de Pós Graduação e os cursos EAD.

Com toda a concorrência que temos atualmente, ter uma pós-graduação em Pedagogia pode ser um diferencial na disputa por uma vaga de emprego.

Felizmente, hoje temos diversas possibilidades de cursos nessa área, que são indicados de acordo com a matéria em que o profissional deseja aprofundar seus conhecimentos.

Por exemplo, é possível encontrar especializações, MBA, mestrado e doutorado com especializações em cursos como: Educação Infantil, Pedagogia Social, Docência do Ensino Superior, Gestão Escolar, Sociologia da Infância e Educação Infantil, Educação Especial Inclusiva, Sociologia da Educação e Cultura, Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa, Docência em Metodologia da Matemática, Pedagogia Hospitalar.

 

Curso de Pedagogia: Conheça uma extensão do curso que tem como objetivo capacitar ainda mais esses profissionais

Além dos cursos de pós-graduação, é também essencial que tais profissionais invistam em cursos de extensão, assim como em  especializações de qualidade.

Com objetivo de atender a essa demanda, a UniAraguaia Centro Universitário, em parceria com o CCBEU, desenvolveu uma extensão do curso de pedagogia com o objetivo de capacitar ainda mais esses profissionais.

O curso visa à formação de profissionais que compreendam as dinâmicas da realidade e da cultura, tornando-se capazes de identificar os processos pedagógicos que ocorrem nas instituições escolares e fora delas, a fim de cooperar na evolução da educação e das condições sociais, contribuindo para a transformação da sociedade.

Clique aqui e conheça a parceria!

Áreas de atuação:

O profissional egresso do Curso de Pedagogia: Licenciatura Plena da Faculdade Araguaia estará habilitado a atuar nas áreas:

  • Docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental;
  • Organização e gestão de sistemas e instituições educativas formais e não-formais;
  • Coordenação e planejamento do trabalho pedagógico em instituições escolares, em diferentes níveis e modalidades de ensino;
  • Elaboração, planejamento e execução de projetos educacionais e na produção e difusão de conhecimentos, em diversas áreas da educação, tendo à docência como base de sua formação e identidade profissional.

 

Conclusão

 Neste artigo você entendeu que a Pedagogia é uma área que oferece inúmeras possibilidades de formação e atuação, ainda que seja pouco conhecida do grande público.

Entendeu, também, a importância do investimento em especializações para o desenvolvimento profissional, como por exemplo, pós-graduações e cursos de extensão.

Isso é algo realmente essencial para que o profissional consiga o seu destaque no mercado.

 

E aí? O que você achou do nosso artigo sobre pedagogia? Encontrou as respostas que estava procurando?

 Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!

 Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários.

 

Até a próxima!

 

Fontes

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_ped_unioeste_silvanafatimacopini.pdf

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_ped_unioeste_lucianalulibraga.pdf

https://www.una.br/blog/conheca-7-especializacoes-em-pedagogia-que-voce-pode-fazer/

https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/como-esta-o-mercado-de-trabalho-para-pedagogia/

https://estudenauva.com.br/pedagogo-o-profissional-que-nunca-fica-sem-trabalho

https://guiadoestudante.abril.com.br/orientacao-profissional/ha-mercado-para-quem-cursa-pedagogia/

https://www.catho.com.br/educacao/blog/pedagogo-quais-sao-as-exigencias-do-mercado-de-trabalho/