DICAS | 25 de jan Dizem que a diferença entre um viajante e um turista é a flexibilidade de roteiro de um para outro. Independentemente de quem você for, quando for fazer um mochilão é bom ter algumas orientações em mente.

Como planejar seu mochilão

Dizem que a diferença entre um viajante e um turista é a flexibilidade de roteiro de um para outro. Independentemente de quem você for, quando for fazer um mochilão é bom ter algumas orientações em mente.

A primeira, e mais básicas de todas elas, é decidir para onde quer ir. Você deve observar qual país irá te proporcionar as melhores experiências de acordo com seu perfil. Você pode, para isso, utilizar como fonte relatos de outros mochileiros disponíveis em blogs e grupos de discussão.

Depois de decidido o local, é a hora de reservar as passagens. Lembre-se de que a época/ estação do ano escolhida, bem como a ordem do roteiro poderá influenciar no valor e disponibilidade da passagem. Não se esqueça de usar o programa de milhas e olhar as promoções das companhias aéreas.

Posteriormente é a hora de pensar na hospedagem. Existem mochileiros que preferem fazer reservas em hotéis de cada cidade por onde irá passar, já outros definem apenas o primeiro local de estadia e conforme o andamento do “mochilão” faz as demais reservas. Para a primeira opção dar certo é necessário já ter decidido os locais de visitação, o trajeto e os meios de transporte disponíveis.

Não se esqueça de organizar toda a documentação com antecedência e tomar as vacinas requisitadas, pois alguns países exigem o certificado internacional de vacinação, a fim de comprovar que o imigrante está imunizado.

Outra dica é ter sempre a mão seu smartphone. Ele vai te ajudar a traduzir palavras desconhecidas, comprar aquilo que for necessário para sua estadia, descobrir caminhos com o gps e até se integrar com a população local.

Além disso, abra seu coração para uma experiência totalmente adaptável em que as vezes coisas podem fugir um pouco dos planos, mas que sem dúvidas é uma forma de enriquecer sua visão de mundo.