CCBEU | 14 de out Como já falamos diversas vezes aqui no blog, o sonho de muitos brasileiros é estudar e morar nos Estados Unidos.

COMO LIDAR QUANDO VOCÊ É O ESTRANGEIRO

Como já falamos diversas vezes aqui no blog, o sonho de muitos brasileiros é estudar e morar nos Estados Unidos. Separamos algumas perguntas básicas que sempre ocorrem entre, principalmente, nossos alunos e viemos responder para vocês. Baseamos na cultura, costumes e experiência adquirida de alguns meses morando em cidades dos Estados Unidos.

VISTO: COMO FUNCIONA?

Geralmente, quando você chega aos Estados Unidos como turista, recebe um carimbo que te dá a permanência de seis meses no país, mas não se esqueça que esse período só pode ser usado para visitas. Se desejar um visto diferente, como de trabalho ou estudante, é preciso que cheque a possibilidade no consulado. É claro que você precisa apresentar comprovantes de renda, empregos e cursos para o período que vai ficar como turista.

TRABALHAR: COMO É PERMITIDO?

            Como explicamos no primeiro questionamento, como turista é proibido. Muitas pessoas resolvem ir contra a lei e fazer algo aqui ou ali, para juntar o próprio dinheiro. A única maneira de trabalhar de forma legal nos Estados Unidos é com um visto específico ou fazendo algum tipo de freelancer para o Brasil. Outras opções são arriscadas e perigosas.

ALUGUEL: COMO E ONDE FAZER?

            Você precisa encontrar um local que seja recomendado e fazer uma reserva. A maioria dos lugares aceitam reservas feitas pelo cartão de crédito e com antecedência, assim você não se preocupa com mais esse assunto enquanto estiver lá. Mas onde encontrar lugares bacanas? Então, existe o AirBNB, que é um site de grandes diretórios de pesquisas de casas, studios e apartamentos. Muitos são nos Estados Unidos, mas existem de outros países também.

SUPERMERCADO: DEVO ME PREOCUPAR?

            A resposta é: NÃO. Não se preocupe com o que você vai conseguir comer e com o que não conseguirá. Sabemos que a ansiedade é muita por estar longe de casa, mas nos supermercados você poderá encontrar todo tipo de comida que você está acostumado a comer aqui no Brasil. Facilitando assim a sua adaptação.

VIAGENS DOMÉSTICAS: COMO FUNCIONAM?

Não se preocupe, caso sua dúvida seja a da existência da imigração. Não existe esse processo em um voo de Miami para Nova York, por exemplo. Você só terá o trabalho de mostrar sua passagem e passaporte. Passar pelo detector de metais e embarcar. Para esse tipo de viagem não existe aqueles procedimentos de perguntar de onde você veio, para onde está indo e até a quantidade de dinheiro que leva consigo.

INGLÊS: COMO ME VIRAR PARA FALAR?

Não é fundamental e de obrigação que você seja fluente, mas é preciso ter as noções básicas do idioma. Ninguém cobrará que você fale um inglês perfeito e lembrando que você pode usar gestos e entonação para te ajudarem.

AMERICANOS: RECEPTIVOS OU NÃO?

            Os Americanos, ao contrário de que muitos dizem, são receptivos e costumam ajudar os turistas. Pessoas que nos contaram sobre experiências próprias disseram que o preconceito não existe e que os atendimentos em locais públicos é excelente, lembrando que “obrigado”, “com licença”, “de nada” e os cumprimentos usados pela manha, tarde e noite, são fundamentais.