CCBEU | 20 de mar blog_EUA

Como funciona o sistema educacional nos Estados Unidos.

O mundo inteiro reconhece a qualidade da educação nos Estados Unidos, que é um dos motivos que o tornam um dos destinos preferidos de estudantes das mais diversas partes do mundo, juntamente com o prestígio de se ter no currículo um curso concluído naquele país.

Muitas pessoas têm curiosidade para saber como funciona o sistema educacional nos Estados Unidos, por isso hoje o nosso blog vai explicar o que você precisa saber para obter um diploma estadunidense, também.

O ano letivo nos Estados Unidos começa no mês de agosto e termina em junho. Há pequenos recessos durante o ano, um no mês de dezembro, entre as semanas de comemoração do Natal e do Ano Novo, e uma semana no mês de março, na chegada da primavera (Spring Break). As aulas são em período integral para todos os módulos, até a conclusão do High School.

 

Preschool

Primeiro temos a “preschool”, que equivale à Educação infantil aqui no Brasil. É na preschool que as crianças ente 3 e 5 anos tem o seu primeiro contato com a escola. Existe, também, a Day Care, que é uma espécie de creche nos Estados Unidos.

 

Elementary School

Kindergarten

O Kindergarten (jardim de infância) faz parte da Elementary School, que recebe as crianças ente 5 e 6 anos. Se comparada à educação básica do Brasil, a Elementary School seria equivalente ao Ensino Fundamental – 1º ano ao 6º ano – para a faixa etária entre 6 e 11 anos.

 

Elementary  School Faixa etária Ensino Fundamental
Kindergarten 5 anos Infantil
1st grade 6 anos 1º ano
2nd grade 7 anos 2º ano
3rd grade 8 anos 3º ano
4th grade 9 anos 4º ano
5th grade 10 anos 5º ano

 

Middle School

Nessa fase, o estudante já tem acesso a disciplinas e conteúdos mais específicos, visando à preparação para o High School.

A Middle School (Junior High) tem a seguinte divisão:

Middle School Faixa etária Ensino Fundamental
6th grade 11 anos 6º ano
7th grade 12 anos 7º ano
8th grade 13 anos 8º ano

 

High School

O High School tem a duração de 4 anos, diferentemente do Ensino Médio aqui do Brasil, que tem a duração de 3 anos. Lá, a escolha das disciplinas é bem mais flexível; o aluno tem que fazer as 4 disciplinas obrigatórias: inglês, matemática, história e política. As demais disciplinas: física, química, artes, redação, debate, esporte, culinária e outras, são optativas, ou seja, o aluno escolhe aquelas que tem preferência para cursar.  No Brasil, as disciplinas são todas obrigatórias.

High School Faixa etária Ensino
9th grade – Freshman 14 anos 9º ano – Fundamental
10th grade – Sophomore 15 anos 1º ano – Médio
11th grade – Junior 16 anos 2º ano – Médio
12th grade – Senior 17 anos 3º ano – Médio

 

College/University

Ao concluir o High School, o estudante está apto a ingressar em uma universidade, só que, para isso, há um processo de admissão que ocorre da seguinte maneira:

O aluno preenche formulário de solicitação de vaga, chamado Application Form. Esse formulário deverá conter as informações acadêmicas do aluno, tais como as matérias cursadas, as notas e a lista de todas as atividades realizadas durante o High School.  Esse formulário deverá ser enviado a cada uma das instituições de ensino superior onde o aluno espera ser aceito, juntamente com outros documentos listados abaixo:

SAT- ACT- SAT II: São testes padronizados, utilizados para obtenção de notas em uma avaliação padronizada para todas universidades.

TOEFL: É um teste aplicado apenas para estrangeiros com o objetivo de comprovar o conhecimento e fluência no idioma, para que possa cursar o ensino superior naquele país.

Essay: Redação com a finalidade de fazer a apresentação do candidato, contando a sua trajetória acadêmica e pessoal.

Histórico Escolar: Análise do seu desempenho escolar, incluindo a posição do candidato no ranking da escola.

Carta de recomendação: Um documento elaborado por professores, apresentando suas opiniões acerca do candidato.

Entrevista: Realizada por um representante da universidade, onde serão avaliados todos os pontos citados acima, assim como a adequação do candidato ao perfil da universidade.

O ensino em todas as universidades nos Estados Unidos tem duração de 4 a 6 anos, dependendo do curso. O custo é alto, se comparado ao do Brasil e, até mesmo nas universidades públicas, o ensino universitário é todo pago.

Existem várias universidades que oferecem bolsas de estudos e financiamentos educacionais. É possível, também, estudar em uma universidade comunitária, que possui valores reduzidos e a duração dos cursos é de  2 anos, em média. Esses cursos não são de graduação, porém o aluno pode se transferir para outra faculdade para concluir o curso de graduação.