DICAS | 09 de jul Aulas EAD: o que o MEC fala sobre elas

Aulas EAD: o que o MEC fala sobre elas

Modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, o ensino EAD já faz parte integral da nossa realidade. 

Depois de um tempo, a conclusão que muitos órgão e empresas chegaram é que o ensino EAD permite que o estudante possa trabalhar e estudar de forma mais tranquila. 

Isso tudo devido à flexibilidade que essa modalidade de ensino permite. 

Mas o que será que o MEC acha de tudo isso? O que o MEC acha dessa nova mudança na forma de ensino? 

Para saber a resposta para essas perguntas, basta acompanhar a leitura desse artigo até o final. 

Vamos lá? 

 

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

 

  • O Ministério da Educação (MEC) aprovou a suspensão das aulas presenciais nas Universidades Federais até o fim do ano de 2020
  • EAD: O que informou a portaria do MEC sobre essa mudança 
  • Principais benefícios do ensino à distância 

 

O Ministério da Educação (MEC) aprovou a suspensão das aulas presenciais nas Universidades Federais até o fim do ano de 2020

Como você provavelmente já sabe, recentemente o Ministério da Educação (MEC) aprovou a suspensão das aulas presenciais nas Universidades Federais até o fim do ano de 2020, em razão da situação causada pela pandemia do Coronavírus, como medida de segurança da população.

Foi autorizada pelo MEC, em caráter excepcional, a substituição das aulas presenciais por atividades letivas realizadas por meios digitais e tecnológicos em cursos regularmente autorizados em instituições federais de Ensino Superior até 31 de dezembro de 2020.

A modalidade de ensino EAD que já vinha crescendo no Brasil e no mundo, hoje está com uma procura ainda maior. 

O EAD é considerado por muitos como uma ótima solução para minimizar os prejuízos ao calendário escolar, já que com a chegada da pandemia do Coronavírus, as aulas presenciais foram suspensas pela necessidade do isolamento social.

No momento, ainda temos dúvidas sobre quando realmente as atividades escolares presenciais poderão ser retomadas. 

Nesse caso, para não perder mais tempo nem prejudicar o aprendizado de crianças, jovens e adultos, o EAD tem sido implementado em muitas escolas onde o ensino era somente presencial.

Porém, como se trata de uma nova modalidade, algumas instituições precisaram implementar o ensino a distância às pressas e, por isso, ainda há algumas dúvidas sobre a modalidade.

Além disso, essa nova modalidade precisou ser avaliada pelo MEC. 

Conheça os benefícios do ensino à distância.

Entenda agora qual é a posição do MEC com relação ao ensino EAD:

EAD: O que informou a portaria do MEC sobre essa mudança 

“Será de responsabilidade das instituições a definição dos componentes curriculares que serão substituídos, a disponibilização de recursos aos alunos que permitam o acompanhamento das atividades letivas ofertadas, bem como a realização de avaliações durante o período”, foi o que disse a portaria assinada pelo ex ministro Abraham Weintraub.

A portaria deixou claro que é de responsabilidade de cada instituição definir os componentes curriculares a serem substituídos, bem como ceder os recursos necessários aos alunos para o acompanhamento das atividades e a realização das possíveis avaliações remotas. 

Ainda segundo a portaria, as universidades possuem autonomia para estabelecer novos calendários, se necessário.

Porém, cada instituição deverá também informar ao Ministério da Educação, através de ofício, a opção pela substituição das atividades letivas até 15 dias após o início das atividades a distância.

O MEC tomou essa decisão levando em consideração o momento que estamos passando, e também depois de avaliar todos os benefícios que essa modalidade de ensino pode oferecer: 

Conheça agora alguns dos seus principais benefícios:

Principais benefícios do ensino a distância 

Como melhorar a produtividade durante as aulas EAD.

Possibilidade de alcançar um público maior

Como você já sabe, o ensino presencial se limita ao local e, por isso, alcança alunos em um raio de distância limitado. 

Por isso é que antes de se matricular em um curso presencial, é preciso pensar no tempo e no dinheiro gasto com o trajeto até a instituição, o que pode ser inviável para quem mora mais longe. 

Diferente do ensino presencial, o ensino EAD pode eliminar esse problema, alcançando públicos de qualquer lugar. 

Isso porque a tecnologia e a internet permitem essa portabilidade e expandem o acesso à educação para áreas onde ele às vezes não chega presencialmente, por exemplo. 

Mais autonomia e flexibilidade 

Um outro grande benefício da modalidade de ensino EAD é trazer uma maior autonomia e flexibilidade. 

Isso porque além de atender alunos em um raio ilimitado, a educação se torna viável a quem também não tem tempo para assistir às aulas presenciais nos horários definidos, mas quer aperfeiçoar seus conhecimentos. 

Diferente da modalidade presencial, o EAD possui diversas formas para viabilizar o estudo, seja por videoaulas, chats ou fóruns. 

Além disso, essa modalidade de ensino possibilita que cada estudante defina um ritmo diferente, estabelecendo seus próprios horários e metodologia de estudo, conforme suas preferências e necessidades. 

Ótima ferramenta contra a pandemia do coronavírus

Por último, mas não menos importante, o ensino EAD é um grande aliado contra a pandemia do coronavírus.

Felizmente, o ensino EAD contribui positivamente para minimizar a proliferação do vírus. 

Alunos e professores hoje, por exemplo, assistem às aulas de casa, cada um em seu ambiente, evitando aglomerações na sala de aula e durante o trajeto no transporte da casa até a escola, assim como também na volta para casa.

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações? 

Como você pode perceber durante a leitura do artigo, o ensino EAD tem sido uma ótima ferramenta contra a pandemia do coronavírus. 

Felizmente, alunos e professores, hoje, podem assistir às aulas de casa, cada um em seu ambiente, evitando aglomerações na sala de aula e durante o trajeto no transporte de casa até a escola, assim como também na volta para casa, por exemplo. 

Além disso, a modalidade de ensino EAD, traz uma série de outros benefícios como você pode verificar neste artigo. 

Devido a tudo isso, o MEC reconheceu os seus benefícios e possibilitou que algumas instituições possam oferecer essa modalidade de ensino até o final deste ano para, dessa forma, combater ainda mais a propagação do vírus. 

 

Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco! 

Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários. 

Até a próxima! 

Fale conosco.