Estudos | 21 de set A importância da Língua Inglesa nos dias atuais.

A importância da Língua Inglesa nos dias atuais

Quer queira ou não o mundo se tornou globalizado. Globalizar-se significa transitar entre línguas e culturas. Graças à tecnologia isso acontece de maneira muito mais fácil do que antes. Mas, para que se torne real a comunicação, nos diferentes mundos, precisamos entender a importância da língua inglesa nos dias atuais e como ela é fator decisivo na troca de experiências entre os povos.

Seria muito difícil aprender todas os idiomas para conseguir adentrar o universo de outros países, costumes e entender suas histórias. É com este intuito que adotamos o Inglês como padrão de aprendizado. Se pararmos para pensar, não temos uma língua universal que nos permita compreender a tudo e todos.

A língua inglesa desempenha esse papel fundamental na comunicação do mundo. Ela está tão presente em nossas vidas e tão culturalmente introduzida que é possível vê-la em diversos lugares durante o dia. Seja na tecnologia, nas lojas, nos supermercados, nos negócios, nas pesquisas ou nas viagens falar inglês é imprescindível quando o assunto é comunicação.

Saiba a importância da língua inglesa para as profissões.

ORIGEM DA LÍNGUA INGLESA

10 motivos para você aprender falar inglês.

Como o objetivo é saber a importância da língua inglesa nos dias atuais vamos começar por sua origem. Tudo começou a cerca de 2000 anos atrás quando os povos Germânicos resolvem invadir a região da Grã-Bretanha e instalar moradia. Estima-se, portanto, que houve 3 importantes períodos de evolução da língua.

  • 1º Old English

Datada de 500 a 1100 d.C, a língua inglesa começou a se desenvolver a partir do Anglo-Saxão. Com o tempo e com a junção de vários outros dialetos ocorreram mudanças significativas na pronúncia e na gramática. Hoje em dia, 12% das palavras ainda usadas no idioma são relacionadas a essa origem. Para ouvir um pouquinho de como era, dê só uma espiada no vídeo abaixo.

  • 2º Middle English 

A influência francesa começou a aparecer a partir dos anos 1100 d.C até 1500 d.C. Muitas guerras aconteceram neste período, mas a maior das batalhas foi a resistência da língua inglesa sobre as diferentes culturas introduzidas no território. Apesar de diversificada o inglês resistiu e só somou novos vocabulários vindos dos estrangeiros.

  • 3º Modern English  

A partir do século XVI houve uma padronização na língua inglesa, lembrando-se de que há variações no sotaque e vocabulários da região. Mas, a mudança mais importante deste período foi a unificação da linguagem.

4 MOTIVOS PARA APRENDER INGLÊS

Saiba o que acontece no seu cérebro quando você fala inglês. 

Países como Austrália, Oceania, Estados Unidos, Irlanda, Reuno Unido, Nova Zelândia e Maurícia têm como língua materna a língua inglesa. Adotada como idioma global, outros países, completamente diferentes dos listados no parágrafo, introduzem o inglês como segunda língua falada.

Muitas pessoas se perguntam o porquê de aprender o idioma na escola. O fato é que existem diversos motivos positivos que se agregam ao aprender o inglês. Observe as vantagens ao dominar a língua e como ela pode mudar a sua vida para melhor.

Viagens

Em primeiro lugar, por se tratar de uma língua global, o inglês abre portas quando o assunto é explorar o mundo e conhecer culturas. Saber se comunicar com pessoas de outros países só é possível com este aprendizado. Nunca foi tão fácil ter amizades e experiências, além do espaço de origem, quanto nos dias de hoje.  E é por meio do inglês que podemos estabelecer a comunicação entre os povos.

Mercado de trabalho

Quando o tema é “Mercado de Trabalho” fica aquela pulga atrás da orelha na hora de mostrar o diferencial. Em um mundo onde as fronteiras foram rompidas por meio da tecnologia e da globalização, falar inglês é o diferencial nos negócios. A busca por expansão nas empresas e nas relações se tornou prioridade e para isso é necessário ter profissionais preparados para atender os variados tipos de clientes possíveis.

Entretenimento

Já reparou que quase tudo que consumimos no mundo do entretenimento é em inglês? Filmes, séries, músicas, livros, dentre outros, estão sempre traduzidos na língua universal. E, convenhamos, há algumas traduções que não expressam de fato o que quer dizer a língua original. Portanto, aprender inglês permite consumir todos esses produtos sem as famigeradas legendas, compreendendo afinal todos os sentidos pensados pelos autores.

Mundo Acadêmico

Um dos pré-requisitos para seguir carreira acadêmica é ter fluência no inglês. Algumas obras e pesquisas não possuem tradução para a língua do pesquisador, somente para a língua inglesa. Portanto se quiser ter acesso às informações e também transmitir os seus resultados de estudos na comunidade científica é preciso ter este domínio. Caso não invista no aprendizado prepare o bolso, pois irá gastar rios de dinheiro com profissionais da tradução.

Agora, se você ainda está entrando para a universidade e tem o sonho de investir em um intercâmbio, o primeiro passo é realmente aprender inglês. Esta vai ser a principal ferramenta para ingressar outras culturas e trazer para a vida novos conhecimentos. Não há maneira melhor que a convivência para sentir na pele o quão rico e grandioso é o mundo e sua diversidade.

 

Gostou do nosso blog?

Fale conosco.