DICAS | 05 de nov

A importância da língua inglesa para as profissões!

A língua inglesa é o idioma materno de cerca de 379 milhões de pessoas, o que a torna a 3ª língua mais falada no mundo. Se considerarmos o número de pessoas que têm o inglês como uma segunda língua, o idioma torna-se o mais popular do mundo. Ao todo, são mais de 1 bilhão de falantes. Uma quantidade expressiva que, em uma sociedade globalizada, torna as empresas cada vez mais exigentes na hora de contratar um novo profissional.

Somado a isso, está o fato de que a língua inglesa é o idioma oficial de uma das maiores potências econômicas do mundo: os Estados Unidos. A influência estadunidense nas relações internacionais e no mundo dos negócios é tamanha que hoje é quase impossível se dar bem profissionalmente sem ter uma noção básica do idioma.

 

Profissões que exigem o domínio da língua inglesa

O estudo de uma empresa de recrutamento carioca indicou que o inglês é a língua mais requisitada na comunicação interna das empresas com 91%, seguida do espanhol, com 42%. Apesar disso, grande parte dos profissionais disponíveis no mercado não tem conhecimento básico da língua inglesa.

Além da exigência das empresas, existem algumas profissões que requerem fluência no inglês. Tecnologia da Informação, Marketing, Turismo, Relações Internacionais e Comércio Exterior estão entre algumas carreiras que exigem conhecimento avançado em língua inglesa, seja na formação ou durante a atuação do profissional.

Nas áreas de Marketing e Tecnologia da Informação, por exemplo, o profissional precisa ter uma noção básica do idioma ainda durante a formação, já que grande parte dos conteúdos está disponível apenas na língua inglesa ou não possuem equivalentes na língua portuguesa.

Da mesma forma, as carreiras de Turismo, Relações Internacionais e Comércio Exterior trabalham com a comunicação direta com clientes e exigem um alto nível de compreensão do inglês. Portanto, se você pretende atuar em uma dessas áreas, é melhor se dedicar aos estudos da língua.

 

Exames de proficiência na língua inglesa

Ter em mãos certificados dos principais exames de proficiência em inglês facilita a comprovação do conhecimento nos processos seletivos de empresas nacionais de grande porte e multinacionais.

Os principais exames de proficiência da língua inglesa são IELTS (International English Language Testing System), TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e os exames aplicados pela Universidade de Cambridge.

Agora, que você já sabe como a língua inglesa influência na sua carreira e em seu sucesso profissional, é hora de retomar seus estudos no idioma. Conheça as opções de cursos do CCBEU e garanta o seu lugar no mercado de trabalho