Estudos | 18 de ago 4 verdades sobre EAD que ninguém te conta

4 verdades sobre EAD que ninguém te conta

Como você já pode perceber, devido à pandemia do novo coronavírus, as instituições de ensino no Brasil e no mundo foram impostas a uma nova realidade, o ensino EAD.

E apesar ser uma metodologia já bem conhecida, tanto no Brasil como no mundo, algumas instituições estão apenas começando a utilizar este método.

E o mesmo acontece com alguns estudantes, que devido a tudo que está acontecendo, também foram obrigados a viver essa nova realidade específica.

Tais estudantes já acostumados com o modelo tradicional tiveram que se deparar com uma série de desafios e mudanças.

 

No final, para muitos estudantes, a grande dúvida que fica é se será que fazer uma graduação nesse formato vale realmente a pena?

O que o MEC fala sobre as aulas EAD?

Bom, inicialmente, podemos dizer que não existe certo ou errado para essa pergunta.

Porém, para que você fique com o menor número de dúvidas possível, no artigo de hoje, vamos te mostrar algumas verdades sobre EAD que ninguém te conta.

 

Vamos lá?

 

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

 

  • Ensino EAD: uma nova realidade para muitas instituições e estudantes
  • Cursos EAD: 4 verdades que ninguém te conta
  • Os cursos à distância não são mais fáceis do que os cursos presenciais
  • Um curso EAD é mais barato devido à estrutura que é mais simples e não porque é mais fácil
  • Os cursos EAD têm certificação e são reconhecidos pelo MEC
  • Os cursos EAD têm uma ótima aceitação no mercado

 

Ensino EAD: uma nova realidade para muitas instituições e estudantes

Como foi falado anteriormente, a pandemia do novo coronavírus impôs uma realidade específica às instituições de ensino no Brasil e no mundo: as aulas a distância.

A grande verdade é que já estávamos tendo um crescimento no número de estudantes que optavam por esse método de ensino e a pandemia apenas acelerou este processo.

Para que você possa ter uma ideia mais clara disso, de acordo com uma pesquisa Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), mais de 9 milhões de estudantes estavam matriculados pela modalidade EAD em 2018 e o setor segue em crescimento.

Porém, apesar deste crescimento, esse tipo de aprendizagem ainda é novidade para muitos brasileiros.

O que fez surgir algumas dúvidas e preocupações.

E para te ajuda a evitar qualquer problema, selecionamos algumas das principais verdades sobre EAD que ninguém geralmente conta.

Assim, com essas informações você poderá se preparar corretamente e aproveitar todos os benefícios e vantagens dessa nova modalidade de ensino.

Conheça alguns benefícios sobre o Ensino à distância.

Conheça agora:

 Cursos EAD: 4 verdades que ninguém te conta

1. Os cursos à distância não são mais fáceis do que os cursos presenciais

Uma grande verdade que muitas pessoas não contam é que os cursos EAD não necessariamente são mais fáceis que os cursos presenciais.

Infelizmente, muitas pessoas ainda têm essa ideia de que os cursos à distância são mais fáceis do que os presenciais, o que não é necessariamente verdade.

Isso porque apesar dessa modalidade de ensino ser muito mais prática e trazer uma série de benefícios e vantagens, a grande verdade é que os cursos EAD exigem mais independência e responsabilidade dos alunos.

Neste caso, dependendo do perfil do estudante, quem estuda na modalidade EAD pode passar por até mais dificuldade do que quem estuda presencialmente.

Mas pode ficar tranquilo (a), pois caso você siga todas as dicas e recomendações necessárias, será totalmente possível aproveitar todos os benefícios e vantagens dessa nova modalidade de ensino.

2. Um curso EAD é mais barato devido à estrutura que é mais simples e não porque é mais fácil

Algo que também muitos estudantes ainda pensam e que não é verdade é que um curso EAD é mais barato porque não é bom.

Ao contrário do que muitos pensam, o motivo pelo preço ser mais baixo é a infraestrutura.

Como você já deve ter percebido, os cursos à distância não necessitam de prédios, salas de aula, entre outros, o que reduz também o uso de energia elétrica, salários de funcionários que cuidam dos espaços físicos e de sua segurança.

Além disso, a infraestrutura dos cursos à distância (plataforma, recursos de ensino, ferramentas de interação) podem atender a um número maior de alunos com um custo bem menor o que resulta no valor da mensalidade.

Saiba como ter mais sucesso com as aulas EAD aqui.

3. Os cursos EAD têm certificação e são reconhecidos pelo MEC

Muitos estudantes e profissionais ainda duvidam disso, mas a verdade é que os cursos EAD têm e precisam de certificação.

Atualmente, por lei, as graduações tradicionais e a distância têm o mesmo valor.

E inclusive, este pode ser mais um dos motivos que impulsionou o crescimento dos cursos à distância.

Todas as instituições precisam, inicialmente, ser credenciadas junto ao Ministério da Educação e obter autorização do órgão para oferecer qualquer modalidade.

Somente depois é que passamos para fase do reconhecimento do curso, que só acontece quando a primeira turma está na metade do mesmo.

E fique tranquilo(a), pois o MEC utiliza os mesmos critérios para avaliar e reconhecer cursos presenciais e EAD.

Para que você possa ter uma ideia mais clara disso, o processo inclui avaliação de recursos pedagógicos, professores, estrutura, avaliação presencial por uma comissão especial do ministério e desempenho no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

4. Os cursos EAD têm uma ótima aceitação no mercado

Por último, mas não menos importante, a grande verdade é que os cursos EAD têm uma ótima aceitação no mercado.

O que aconteceu devido à garantia de reconhecimento junto ao MEC.

Neste caso, sabendo que os critérios de avaliação são rigorosos, os candidatos, passaram a apostar cada vez mais na modalidade.

Atualmente, os diplomas emitidos para cursos à distância e presenciais são praticamente iguais.

Saiba que hoje não existe qualquer informação sobre a forma como a graduação foi cursada.

Assim, o documento acaba sendo igualmente aceito como comprovação do grau obtido, inclusive para concursos públicos.

Além disso, é importante frisarmos que os cursos contam com materiais completos e métodos de avaliação precisos.

No caso de graduações, por exemplo, estão previstos encontros presenciais e até mesmo estágios supervisionados, no caso em que eles sejam necessários.

Conheça 10 livros para praticar o inglês em casa. 

 E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?

Como você pode perceber durante a leitura do artigo, o ensino EAD tem sido hoje uma ótima ferramenta contra a pandemia do coronavírus.

Com essa nova modalidade de ensino, tanto os alunos como os professores podem assistir às aulas de casa, cada um em seu ambiente, evitando aglomerações na sala de aula e durante o trajeto no transporte de casa até a escola, assim como também na volta para casa, por exemplo.

Claro, também é importante frisarmos que essa modalidade de ensino EAD, além de ter sido uma ótima ferramenta neste momento tão complicado, traz também uma série de outros benefícios e vantagens.

O que tem feito muitas pessoas aproveitarem para estudar inglês e aperfeiçoar o idioma também nesta modalidade de ensino.

Saiba que os cursos de inglês online são também ótimas alternativas para quem busca praticidade na hora de aprender o idioma.

E nesse momento você pode também contar com a nossa ajuda.

Estamos procurando a melhor forma de manter o ensino, levando em consideração todos os cuidados necessários.

Atualmente, o CCBEU é um dos mais renomados centros de ensino de idiomas do norte do Brasil e pioneiro com certificação ISO 9001 em cursos de idiomas.

O CCBEU é também o único centro que tem seus cursos reconhecidos pela Embaixada dos Estados Unidos, além de ser parceiro da comissão Fulbright no Pará.

Além disto, o centro também participa do programa Jovens Embaixadores e oferece uma ampla programação cultural.

 

Qualquer dúvida, é só entrar em contato 🙂

 Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!

 Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários.

 Até a próxima!